Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    PRF apreende quase 400 kg de mercúrio contrabandeado da Guiana em Roraima, maior volume da história

    há 2 meses

    PRF apreende quase 400 Kg de mercúrio em Roraima A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 399 kg de mercúrio contrabandeados da Guiana em duas fiscalizações neste domingo (29) em Roraima. Segundo a corporação, essa foi a maior apreensão do material registrada no estado e também a maior feita pela PRF no país. Quatro pessoas foram presas: um homem, de 47 anos, abordado na primeira ação, e outras três que estavam em outros dois carros interceptado pela fiscalização. A PRF não divulgou os nomes nem a identificação dos detidos. De acordo com a PRF, o mercúrio apreendido está avaliado em cerca de R$ 800 mil. ⚠️ O mercúrio é um metal altamente tóxico para o ser humano e é usado em garimpos na Amazônia para separar o ouro de outros sedimentos. Após o uso, o material é descartado nos rios, o que causa poluição ambiental. Assim, entra na cadeia alimentar e afeta diretamente a saúde da população, principalmente os povos tradicionais. Ano passado, um estudo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apontou que o mercúrio usado em garimpos ilegais na Amazônia entra no Brasil por rotas de contrabando. A Guiana é a principal origem do material encontrado em Roraima. Mercúrio apreendido pela PRF em Roraima PRF/Divulgação Duas apreensões seguidas A primeira apreensão foi de 217,8 kg de mercúrio. O material estava escondido numa placa metálica acoplada à estrutura do banco traseiro de um Toyota modelo Corolla abordado na BR 401, sentido município de Bonfim, na fronteira com a Guiana, a Boa Vista. Após a retirada do assento, foram localizados os cilindros metálicos. No veículo havia três pessoas. Segundo a PRF, eles informaram que voltavam de Lethem, cidade guianense. Os agentes suspeitaram de irregularidade após o trio dizer que não havia feito compras no país vizinho. Após as buscas, o motorista, de 47 anos, foi preso e levado à Polícia Federal. A polícia não informou o que aconteceu com os demais ocupantes. Neste caso, o trabalho teve apoio da Guarda Civil Municipal de Bonfim. Pouco depois, foram apreendidos mais 181 Kg. O metal, dividido em cinco cilindros, era transportado em um carro Chevrolet Spin. O veículo foi abordado no sentido Cantá a Rorainópolis. Neste caso, foram presas três pessoas - todas foram levadas à Polícia Civil de Caracaraí. A PRF informou que essa apreensão recorde de mercúrio faz parte do contexto da operação Japurá, coordenada pela Comunidade de Polícias da América (Ameripol). LEIA TAMBÉM Mercúrio usado em garimpos ilegais na Amazônia entra por fronteiras com a Guiana e Bolívia Toneladas de mercúrio entram clandestinamente no país para abastecer garimpo de ouro Outras apreensões Em 2024, uma apreensão de 104 quilos de mercúrio feita pela Polícia Federal também teve origem na Guiana e ocorreu em Bonfim, na fronteira. A maior apreensão da PRF até então havia sido registrada em 2023, na BR-230, em Altamira (PA), quando foram apreendidos mais de 300 kg de mercúrio. A Operação Japurá ocorre entre 27 de fevereiro e 27 de abril de 2026 e tem como objetivo intensificar ações de fiscalização e combater o garimpo ilegal na Amazônia. Relatório da ABIN revela rotas de entrada de mercúrio no Brasil Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    VÍDEOS: Bom Dia Tocantins de segunda-feira, 30 de março de 2026
    Artigo Seguinte
    Leite não cita Caiado, diz estar desencantado e que a escolha do PSD mantém a radicalização polarizada no Brasil

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário