Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Órgãos captados de jovem de 20 anos no HC-UFTM, em Uberaba, salvam seis pacientes mineiros

    há 2 meses

    Captação de órgãos em Uberaba ajuda a salvar pacientes em Minas Gerais O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) realizou, neste domingo (19), em Uberaba, uma cirurgia de captação de múltiplos órgãos de uma paciente de 20 anos. Foram captados o coração, o fígado, os rins e tecidos oculares, que foram transplantados em seis pacientes em Minas Gerais. De acordo com Ilídio Antunes de Oliveira, coordenador da Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HC-UFTM, a confirmação da morte encefálica da jovem ocorreu no Hospital Unimed, em Uberaba. Após a autorização da família para a doação dos órgãos, a paciente foi transferida para o HC-UFTM, onde a cirurgia foi realizada com a participação de equipes das unidades que receberiam os órgãos. ✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp Seis pacientes receberam os órgãos Entre todas as cirurgias, a captação do coração é a mais delicada e exige maior agilidade. Nesse caso, o órgão foi retirado por uma equipe do Hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte, em um procedimento que durou quatro horas. O coração foi transplantado em uma mulher de 60 anos. O fígado foi captado por uma equipe da Santa Casa, também de Belo Horizonte, mas não há informações sobre o paciente que recebeu o órgão. Seis profissionais participaram da cirurgia de retirada do coração e dos rins. Uma aeronave da Polícia Militar foi utilizada para transportar os órgãos do Triângulo Mineiro até a capital do estado. “No caso do coração, tudo deve ser feito muito rápido. Entre a captação e o transplante, deve ser feito em até 4 horas. Já entrei em contato com a equipe de Belo Horizonte e o procedimento foi realizado”, informou o coordenador. Equipe que levou o coração e rins captados em Uberaba para Belo Horizonte HC-UFTM/Divulgação Os rins e os tecidos oculares — córneas, esclera e limbo — foram captados por equipes da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cih-Dott) e por profissionais do Hospital Unimed, formadas por enfermeiras especializadas. Pacientes de Uberlândia e Uberaba receberão os órgãos. Doação de órgãos acima da média nacional Ilídio Antunes fala com orgulho do Projeto Vida pela Vida, desenvolvido no HC-UFTM, onde atua à frente da Cih-Dott. O trabalho de conscientização sobre a importância da doação de órgãos envolve não apenas a comunidade, mas também os funcionários da instituição. “E essa educação é permanente dentro do HC-UFTM, do faxineiro à coordenação. E, claro, com toda a comunidade, nessa educação, porque há 30 anos ninguém falava de doação de órgãos. Hoje, Uberaba é onde se capta mais órgãos no interior de Minas Gerais, e a gente precisa ser espelho para o resto do estado e do País.” Segundo o coordenador, atualmente o percentual de doação de órgãos no HC-UFTM é de 75%, acima da média nacional, que é de 50%. “O segredo é a busca ativa, de identificar na hora da captação, de conversar e educar. O sistema de transplante brasileiro é o melhor do mundo. E aqui no HC-UFTM, a cada dez famílias, entre sete e oito autorizam a doação. Eu fico muito orgulhoso. Para mim, a atitude mais nobre do ser humano é o altruísmo, e é isso que representa a doação de órgãos”, finalizou. LEIA TAMBÉM: Doação de órgãos de adolescente que morreu em acidente salva até seis vidas: 'Fazer outras famílias felizes', diz pai Ações para sensibilizar as pessoas sobre doação de órgãos e tecidos são feitas em Uberlândia Hospital de Clínicas UFTM HC-UFTM Uberaba HC-UFTM/Divulgação VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    Luis Brandoni, ator argentino que estrelava série da Disney, morre aos 86 anos
    Artigo Seguinte
    Recadastramento do Santa Felícia II vai até 30 de abril

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário