Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Mulher diz ter vivido três experiências de quase morte e relata visões fora do corpo: 'uma espécie de foco de luz'

    1 month ago

    Mulher diz ter vivido três experiências de quase morte e relata visões fora do corpo O Fantástico mostrou relatos de pessoas que dizem ter vivido sensações semelhantes ao ficar entre a vida e a morte. Moradora da Região Metropolitana do Recife, a educadora Josivânia Freitas afirma ter passado por três experiências desse tipo. As duas primeiras, aos 12 e 17 anos, ao desmaiar quando sofreu violência doméstica. “Eu me vi fora do corpo, como se tivesse saído de mim. É uma espécie de foco de luz. 'Eu morri?'. Foi a pergunta que eu me fiz naquele processo”, lembra. A terceira, e mais marcante, aconteceu durante um parto de alto risco, aos 20. Segundo ela, ouviu médicos falando em atestado de óbito enquanto observava a cena de fora do corpo. “Um médico começou a falar que o corpo teria que ser levado, que teria que chamar a família. Ele disse: ‘você vai na sala 8, abre a segunda gaveta e pega os atestados de óbito’. Eu pensava: ‘não, mas eu estou viva, o senhor não está me vendo?’”, relata. Pouco depois, ela afirma ter ouvido uma voz que a tranquilizou: “Não se preocupe, você vai retornar", diz. Quando acordou da anestesia, a primeira reação foi verbalizar o que, para ela, era uma certeza. “Eu estou viva!”, disse à equipe médica. Em seguida, questionou o anestesista: “eu falei com você, você não me ouviu?”. O profissional, segundo ela, demonstrou espanto ao perceber que a paciente descrevia diálogos que teriam ocorrido enquanto ela estava inconsciente. 'Eu me vi fora do corpo': relatos de brasileiros reacendem debate sobre experiências de quase morte Essas experiências são objeto de intenso debate entre pesquisadores. Para um grupo de cientistas, como a neurocientista Charlotte Martial e o neurologista Daniel Kondziella, tudo o que acontece na quase morte pode ser explicado por processos cerebrais extremos. Segundo eles, em crises fisiológicas graves, o cérebro produz uma “tempestade” de neurotransmissores capaz de gerar imagens, sensações de bem-estar e a impressão de estar fora do corpo. Outros estudiosos discordam que a explicação seja suficiente. Há quem defenda que alguns relatos — especialmente os que envolvem informações verificáveis depois do evento — apontam para algo além da atividade cerebral conhecida. Josivânia afirma que por muitos anos evitou falar sobre o assunto. Hoje, diz se sentir em paz para contar a própria história. “Passaram-se anos para que eu pudesse falar. Com a idade que eu tenho agora, já não me preocupo mais com o que acham ou pensam. Eu só sei o que eu passei, sei o que vivi. E está tudo certo”, afirma. Mulher diz ter vivido três experiências de quase morte e relata visões fora do corpo Reprodução/TV Globo Veja a reportagem completa no vídeo abaixo: "Eu falei: não, eu preciso voltar": Reportagem especial mostra debates sobre experiências de quase morte
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    PM dispersa baile funk irregular na comunidade do Alemão, em Petrópolis
    Artigo Seguinte
    Marquito recebe prótese com dentes novos após dois meses internado: 'Que tal meu novo sorriso?'

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário