Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Ministério da Saúde volta a incluir reforço contra pólio aos 4 anos no calendário infantil

    18 hours ago

    Esquema vacinal contra a pólio passará a ter três doses da vacina inativada poliomielite (VIP). Claudio Vieira/PMSJC O Ministério da Saúde vai voltar a oferecer uma dose de reforço contra a poliomielite para crianças de 4 anos a partir de 3 de agosto. A medida retoma uma etapa do esquema vacinal que existia até 2024, quando as crianças recebiam dois reforços contra a doença, e passa a integrar novamente o Calendário Nacional de Vacinação. A mudança foi oficializada em nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI) publicada na última semana. Segundo o documento, o esquema vacinal contra a pólio passará a ter três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de dois reforços: um aos 15 meses e outro aos 4 anos. Até 2024, o calendário brasileiro previa duas doses da VIP e dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP), conhecida como "gotinha". No ano passado, o país adotou um esquema exclusivamente com a VIP e reduziu o calendário para três doses iniciais e apenas um reforço, aos 15 meses. Agora, o segundo reforço volta a ser recomendado, também com a vacina injetável. Segundo o Ministério da Saúde, a decisão foi discutida com especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A pasta afirma que a ampliação busca fortalecer a proteção da população infantil e manter o país livre da circulação do poliovírus. O último caso de poliomielite registrado no Brasil ocorreu em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre da circulação do poliovírus selvagem, juntamente com os demais países das Américas. Desde então, a vacinação é considerada a principal estratégia para evitar a reintrodução da doença. Começa a vacinação com a Pneumo 20 pelo SUS Como ficará o calendário A partir de agosto, o esquema vacinal contra a poliomielite será o seguinte: 2 meses: 1ª dose da VIP; 4 meses: 2ª dose da VIP; 6 meses: 3ª dose da VIP; 15 meses: 1º reforço; 4 anos: 2º reforço. O ministério orienta que crianças que perderam alguma das doses recomendadas devem atualizar a vacinação até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. O que acontece com quem já foi vacinado A nota técnica prevê orientações específicas para crianças com esquemas vacinais incompletos. Quem já recebeu as três doses iniciais e o primeiro reforço deverá receber a nova dose aos 4 anos, respeitando o intervalo mínimo de seis meses entre as aplicações. Já as crianças que completaram o esquema com dois reforços anteriores serão consideradas adequadamente vacinadas e não precisarão receber doses adicionais.
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    Péricles, Simone Mendes, Dennis DJ e mais: confira a programação do Macapá Verão 2026
    Artigo Seguinte
    Homem é preso no interior do AM suspeito de integrar rede financeira do Comando Vermelho

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário