Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Insistência em manter bandeira com suástica em frente de casa leva a condenação de homem em SC

    2 months ago

    O que a lei brasileira diz sobre apologia do nazismo Um homem de 67 anos foi condenado por expor uma bandeira com uma suástica em frente à casa dele, em Guabiruba, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Ele recebeu pena de dois anos e quatro meses de reclusão, em regime inicial aberto, informou o Poder Judiciário. Ele foi condenado com base no artigo 20 da lei número 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito. A pena de prisão foi substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de cinco salários mínimos, o que equivale a R$ 8.105, destinados ao fundo de penas alternativas de Guabiruba. Cabe recurso. ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp A sentença é de sexta-feira (17) e foi divulgada pelo Poder Judiciário na segunda (20). O g1 entrou em contato com a defesa do réu e não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. Leia também: Grupo neonazista é alvo de operação em 4 estados Itens nazistas e supremacistas são achados em endereços ligados a servidor público Homem faz saudação nazista em academia e é preso Homem foi avisado sobre conduta, mas continuou divulgando bandeira De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o flagrante foi feito em 7 de maio de 2024 por um policial civil. A bandeira estava pendurada em uma parede externa da casa do réu e podia ser vista por pessoas que estivessem passando na rua. Dessa forma, a conduta dele foi enquadrada no parágrafo 1º do artigo 20 da lei 7.716/1986, que diz ser crime veicular a suástica para fins de divulgação do nazismo. A cunhada do réu, que também é vizinha dele, disse durante o processo que alertou o homem de que o que ele estava fazendo era proibido. Porém, segundo ela, ele não dava importância e dizia que "não daria em nada". O réu em si permaneceu calado durante o processo. “O acusado foi expressamente alertado, por sua cunhada, acerca da ilegalidade da conduta, tendo, ainda assim, optado por manter a bandeira exposta, minimizando as advertências recebidas e afirmando que 'não daria nada', o que evidencia a consciência da ilicitude e a voluntariedade da ação, caracterizando, portanto, o dolo”, escreveu o juiz Frederico Andrade Siegel na sentença. Ele ressaltou ainda que não é necessária manifestação verbal de cunho preconceituoso para a configuração do crime, já que é suficiente a exposição do símbolo, dada a carga histórica e discriminatória. Bandeira com suástica exposta na casa de homem condenado por divulgar nazismo em Guabiruba, SC MPSC/Reprodução VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    Farmacêutica desaparecida é encontrada morta após três dias de buscas na zona rural, em MG
    Artigo Seguinte
    Dois alertas de chuvas intensas são emitidos para cidades de Roraima no feriado de Tiradentes

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário