Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Governo de SP mantém redução de pressão da água por 10 horas à noite na Grande SP por risco de escassez

    2 months ago

    Governo de SP mantém redução de pressão da água por 10 horas à noite na Grande SP O governo de São Paulo decidiu manter em dez horas o período de redução da pressão de água na região metropolitana durante as noites e madrugadas. A medida foi tomada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP) e tem como objetivo economizar água. Com isso, a redução de pressão segue ocorrendo diariamente, entre 19h e 5h. Havia a expectativa de flexibilização da restrição, mas isso não ocorreu. A avaliação é de que ainda há insegurança hídrica, mesmo com a elevação dos níveis dos reservatórios após as últimas chuvas. Apesar da melhora, os índices ainda não são considerados suficientes para garantir uma situação confortável diante da estação seca, que está se aproximando. Em Piracaia, no interior paulista, a represa Jaguari-Jacareí — a maior do Sistema Cantareira, formado por quatro reservatórios — apresenta nível abaixo do registrado há cerca de três anos, quando a água praticamente cobria uma pilastra no local. Atualmente, todas as represas do sistema estão com níveis considerados baixos, em meio à aproximação do período de estiagem. Sistema Cantareira ainda tem desempenho inferior ao esperado e aperto na distribuição de água continua em São Paulo. Pablo Jacob/GESP O Sistema Cantareira opera hoje com cerca de 44% da capacidade, índice que já chegou a apenas 20% no passado recente. Pelas regras anteriores, a redução da pressão poderia ser diminuída após 14 dias consecutivos de melhora nos níveis dos reservatórios. Embora esse período tenha sido registrado, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) entendeu que o cenário ainda é de insegurança hídrica e manteve a medida. O Sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de cerca de 9 milhões de moradores da região metropolitana de São Paulo. Na capital, todos os bairros são afetados pela redução de pressão no período noturno, com impactos mais intensos em áreas mais altas. A situação preocupa porque a previsão é de pouca chuva nos próximos meses. Até agora, a redução de pressão já resultou na economia de mais de 100 bilhões de litros de água. Ainda assim, a orientação é que a população continue economizando, diante da proximidade do período de estiagem.
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    Criminosos assaltam idosa à luz do dia em bairro nobre de Belém; vídeo mostra ação
    Artigo Seguinte
    Pakoba e Pari: dupla de onças-pintadas é registrada pela primeira vez no Pantanal em MT

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário