Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Filarmônica de Santarém é selecionada para conferência mundial e inicia concertos para custear viagem

    2 months ago

    A Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, de Santarém Divulgação A Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, de Santarém, foi escolhida para representar o Brasil na Conferência Mundial da World Association for Symphonic Bands (WASBE), que será realizada em julho, no Rio de Janeiro. O grupo está entre as seis bandas sinfônicas brasileiras selecionadas para o evento internacional, considerado um dos mais importantes do segmento. ✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp Para viabilizar a participação, a filarmônica inicia uma série de concertos beneficentes. A primeira apresentação está marcada para o dia 25, às 20h, na Casa da Cultura. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos antecipadamente por WhatsApp ou no local, no dia do evento. Fundada em 1963 pelos maestros Wilson Dias da Fonseca, conhecido como Isoca, e Wilde Dias da Fonseca, o Dororó, a banda surgiu a pedido do então prefeito Everaldo Martins. Ao longo de mais de três décadas, o grupo se manteve ativo graças ao empenho de seus integrantes e à condução de lideranças como Sebastião Nogueira Sirotheau e o próprio maestro Dororó. Em 2008, a instituição foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Santarém pela Câmara Municipal, em razão dos serviços prestados à cultura da região. Nos últimos anos, a filarmônica passou por um processo de renovação artística sob a regência de João Paulo Fonseca. Entre os projetos desenvolvidos estão concertos temáticos e produções audiovisuais, como o DVD “Trilhas Sonoras de Cinema” e apresentações dedicadas a ritmos regionais, como o carimbó. Além das apresentações, o grupo mantém desde 2011 a Academia de Música Professor Wilde Fonseca, responsável pela formação de novos instrumentistas e pelo fortalecimento da cena musical no município. A iniciativa também contribuiu para a criação da Orquestra Filarmônica de Santarém, a primeira do tipo na cidade. Veja os vídeos que estão em alta no g1 A trajetória recente inclui apresentações em palcos importantes, como o Theatro da Paz, durante o Festival Internacional de Música do Pará, e participações em eventos nacionais, como a Pré-Bienal Funarte de Bandas de Música, em Manaus. Em 2025, a filarmônica também esteve no Festival Vigilengo de Bandas, em Vigia de Nazaré. Atualmente, a instituição é dirigida por Adson Wender de Jesus e segue ampliando sua atuação, levando a música de Santarém para novos públicos dentro e fora do país. VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    VÍDEOS: MG2 de terça-feira, 21 de abril de 2026
    Artigo Seguinte
    Mulher perde R$ 36 mil em golpe do falso gerente de banco em Rio Preto

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário