Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Elisberto da Retro é eleito prefeito de Joviânia

    há 8 horas

    Candidato do Podemos recebeu 64,98% dos votos válidos em eleição suplementar realizada neste domingo (21). Reprodução/ Instagram Elisberto da Retro Os eleitores de Joviânia, na região sul de Goiás, escolheram neste domingo (21) o novo prefeito e vice-prefeito do município. Elisberto da Retro (Podemos) foi eleito prefeito com 64,98% dos votos válidos. Rogério Potim (PSDB) foi eleito vice-prefeito. ✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp O candidato Pedro Lucas, conhecido como Macaco (MDB), recebeu 35,02% dos votos válidos. A eleição suplementar foi realizada pela 45ª Zona Eleitoral após decisão da Justiça Eleitoral que determinou a realização de um novo pleito no município. Os eleitos exercerão os mandatos até 31 de dezembro de 2028. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a votação ocorreu entre 8h e 17h e transcorreu de forma tranquila em todas as seções eleitorais. O resultado apontou que, dos 5.781 eleitores aptos a votar, 4.420 compareceram às urnas. A abstenção foi de 20,49%. Segundo os dados da Justiça Eleitoral, os votos nulos representaram 2,96% do total, enquanto os votos em branco somaram 1,15%. LEIA TAMBÉM: Joviânia elege novo prefeito e vice nesse domingo; entenda Ex-prefeito de cidade goiana é preso suspeito de fingir sequestro para extorquir dinheiro da própria família Presidente da Câmara de Rio Verde é preso suspeito de envolvimento em fraudes na área de educação em que delegado foi denunciado Moradores de Joviânia vão às urnas escolher novo prefeito e vice Por que houve nova eleição? A eleição suplementar foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) após a cassação dos mandatos do então prefeito Max Pereira Barbosa, do vice-prefeito Roudison Sabino Muniz e de dois vereadores do município. A ação foi proposta pelo candidato Renis Eustáquio Gonçalves, que disputou as eleições municipais de 2024. A Justiça Eleitoral reconheceu a prática de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico durante o pleito. Entre as irregularidades apontadas no processo estavam a suposta compra de votos por meio de transferências financeiras, a realização de showmício com distribuição de bebidas alcoólicas, a distribuição de brindes e a realização de comício em período vedado pela legislação eleitoral. Ao manter as cassações, a Justiça Eleitoral destacou a existência de um conjunto de provas que indicava movimentações financeiras incompatíveis com a capacidade declarada dos investigados durante a campanha. Como a decisão resultou na anulação de mais de 50% dos votos válidos da eleição, a legislação eleitoral prevê a realização de um novo pleito para os cargos de prefeito e vice-prefeito. 📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    Quem é Vozinha? Conheça o goleiro de Cabo Verde que virou fenômeno na Copa
    Artigo Seguinte
    Milei comemora resultado que aponta Espriella como vencedor das eleições na Colômbia: 'Liberdade avança na América Latina'; veja repercussão

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário