Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Celular vira a principal forma de sacar o FGTS; saiba em quais situações o resgate é permitido

    há 2 meses

    O celular virou o principal forma de sacar o FGTS O celular virou a principal forma de o brasileiro sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Atualmente, nove em cada dez retiradas são digitais. Mas o resgate só é permitido em algumas situações, e a escolha exige atenção para não bloquear parte do dinheiro. A papelada na mesa é a lembrança de um período difícil. Há cinco anos, a professora de Educação Física Morgana Mattos Magalhães descobriu um câncer de mama. “Quando a gente é diagnosticada, é um mundo novo que se abre. E aí eu comecei a descobrir meus direitos. Entre eles, eu era elegível ao saque do Fundo de Garantia”, conta. Primeiro, ela foi até a agência da Caixa. Não conseguiu. Depois, tentou de novo. Desta vez, pelo aplicativo no celular. “Anexei apenas o laudo, porque a minha identidade já estava comprovada pelo gov.br. E pronto, em poucos dias meu dinheiro já estava na conta”, diz Morgana. A porta da agência tem dado lugar à tela do celular. O aplicativo do FGTS virou a principal forma de acessar o dinheiro do Fundo de Garantia. Em 2025, segundo a Caixa Econômica, foram 96 milhões de saques de forma totalmente digital - quase nove de cada dez retiradas. Mas o resgate do FGTS só é permitido em situações específicas: demissão sem justa causa; aposentadoria; compra da casa própria; ou em caso de doenças graves. Celular vira a principal forma de sacar o FGTS; saiba em quais situações o resgate é permitido Jornal Nacional/ Reprodução Existe também o saque-aniversário: o trabalhador retira uma parte do saldo do FGTS todo ano, no mês do aniversário. Foi essa a opção da manicure Tássia Pereira: “Eu não precisei enfrentar fila de banco, eu não precisei ficar lá esperando para que alguém fizesse por mim. Eu fui lá e fiz, e foi rápido”, conta. É uma alternativa para quem precisa de dinheiro rápido. Mas tem um risco. Se o trabalhador for demitido, não pode sacar todo o saldo de uma vez. Nesse caso, ele recebe apenas a multa de 40% sobre o FGTS, paga pelo patrão, e o restante do dinheiro fica retido na conta. Mesmo que decida voltar à modalidade tradicional de saque, o trabalhador ainda precisa esperar até dois anos para ter acesso ao valor total. Por isso, os especialistas recomendam cuidado antes da escolha. “Se você está bem avaliado, foi promovido recentemente e não existe indicação de que você pode ser demitido, pode fazer o saque-aniversário. Agora, se você tem alguma insegurança, não está certo se esse emprego vai ser mantido pelo longo prazo, aí evite o saque-aniversário, porque caso ocorra sua demissão, é um dinheiro importante para o socorro”, explica André Braz, economista FGV IBRE. LEIA TAMBÉM Imóveis de até R$ 600 mil, até R$ 13 mil de renda: o que muda com novo teto do Minha Casa, Minha Vida
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    Motorista por aplicativo salva passageiros após carro cair em buraco de obra durante alagamento em Salvador
    Artigo Seguinte
    Criança atropelada com a mãe na Tijuca era filho de humorista: '10 anos de felicidade plena'

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário